Metodologia Ágil: rapidez, segurança e economia na indústria da construção

Atualizado: 21 de jun.

Por Antônio Rezende

CEO da Gero



Com a implementação de novas tecnologias e a busca por novos métodos de organização, a indústria da construção precisou se reinventar rapidamente, a fim de alcançar mais qualidade e diminuir o tempo durante a sua produção. A partir disso, a implementação de metodologias ágeis tomou espaço e vem se tornando primordial para um bom desenvolvimento dos produtos da construção.


O conceito da Metodologia Ágil


O conceito deste novo modelo visa a condução de processos de maneira mais barata e rápida. Assim, os níveis de produtividade e otimização de fluxos crescem e as perspectivas de sucesso do seu empreendimento também. Com a implementação de processos mais robóticos e a fusão das inteligências, a indústria 4.0 pede que prazos de execução sejam cada vez menores e que as dinâmicas sejam mais inteligentes e rápidas. É aí que entram os métodos que facilitam a interatividade e as entregas. Mas você já se perguntou como isso funciona?


O modelo visa a fragmentação do projeto todo em pequenas etapas de processo, com a definição de valor e prazos bem estipulados — normalmente de 15 dias — para que os stakeholders do projeto tenham mais interatividade e conhecimento das ações, melhorando o alinhamento e a comunicação entre as equipes. Assim, é possível a identificação primária de erros e a realização das devidas correções.


Por que devo implementar isso na minha construção


As exigências legais, documentações e prazos curtos fazem com que os métodos da construção civil ainda sejam cobertos de burocracia e entraves jurídicos, por isso é essencil possuir maior controle e assertividade nos processos. Dificuldade de alinhamento, obstáculos na transparência, falta de clareza e de comunicação acometem não apenas o desenvolvimento da obra, mas também a própria relação com a equipe e com os clientes. Por isso, a transformação de mindset proporcionada pelo método ágil é uma resposta para a resolução de conflitos e a melhora do seu processo.


A aplicação de metodologias ágeis na construção civi traz um diferencial enorme à execução de uma obra. Mais do que um plano de execução, o aprimoramento da produtividade e a construção de comunicação efetiva, aliados à tecnologia, garantem um trabalho bem executado, uma equipe mais integrada e clientes mais satisfeitos.

Além de um retorno financeiro mais elevado e preciso, com diminuição de desperdício e agilidade nas entregas.


Publicado originalmente em The Funnel

10 visualizações0 comentário