O futuro da construção civil passa pela inovação digital

Atualizado: 21 de jun.

Por Antônio Rezende

CEO da Gero

A inovação melhora processos de gestão, planejamento e execução da obra, contribuindo para a melhoria de resultados


Sabemos que diversos tipos de acidentes de trabalho podem ocorrer nos canteiros de obras. Para evitar essas situações, já existem as normas regulamentadoras, chamadas NR, que cuidam da segurança do trabalho e estabelecem a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual) como obrigatória. Além disso, várias inovações tecnológicas foram e estão sendo desenvolvidas para evitar os riscos nos canteiros.


A aplicação de tecnologias é uma forma eficiente de aumentar a segurança. Com o apoio de ferramentas digitais, as construtoras podem ter um maior controle sobre o que acontece no local. Softwares e sistemas de gestão, por exemplo, monitoram e mostram estatísticas sobre a obra, ajudando engenheiros a preverem falhas e problemas.


Outra inovação que contribui para a segurança no canteiro é a automatização de máquinas, que podem fazer o transporte de materiais de construção pesados ou auxiliar na construção de certas partes da obra. Os drones também podem auxiliar o engenheiro a visualizar locais de difícil acesso, sem colocar os trabalhadores em risco.


Estamos em um momento em que a tecnologia é essencial para a área da construção civil. Inovações melhoram os processos de gestão, planejamento e execução da obra, contribuindo para a melhoria de resultados. Além disso, no entanto, é interessante também pensar nessas tecnologias como forma de garantir a segurança dos profissionais no seu dia-a-dia dentro do canteiro de obras. Entendemos que, cada vez mais, o futuro da construção civil será composto por essas inovações digitais que vão otimizar todos os tipos de processos.


Publicado originalmente em The Funnel

7 visualizações0 comentário